Module File for piCal Not Found! Portal do Eleitor - Notícias - TSE - Movimentação nos cartórios é intensa no penúltimo dia de regularização de título
Menu Principal
Início
Notícias
Histórico

Central de Machetes
Manchetes Únicas

Agenda
Seções
Quem Somos
Contas Eleitorais
Dúvidas sobre o título
Referendo 2005
Votação e Justificativa
Eleitor no exterior
Mesário
Candidatos Eleições 2006
Site dos Mesários
Remanejamento de seções

Links
Enviar
Popular
Mais votados

Enquetes
Fóruns
Contato
FAQ
Parceiros
Downloads
Populares
Mais votados

Entrar

Quem nos visita
1 visitantes presentes (1 na seção: Notícias)

Associados: 0
Anônimos: 1

mais...

TSE : Movimentação nos cartórios é intensa no penúltimo dia de regularização de título
Enviado por Mauricio Faria em 24/04/2013 18:46:01 (1162 leituras internas)

De acordo com levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na manhã desta quarta-feira (24), é intenso o movimento de eleitores nos cartórios de todo o País para a regularização do título de eleitor. Quem não votou nem justificou a ausência nos três últimos pleitos têm até amanhã (25) para ficar quite com a Justiça Eleitoral, caso contrário, terá o título cancelado.

Até o início desta manhã, apenas 81.538 (5,4%) dos 1.541.621 eleitores faltosos haviam regularizado a sua situação.

Estados

Na Bahia e no Mato Grosso, os Tribunais Regionais Eleitorais deslocaram servidores para atendimento nos cartórios.

Em Roraima, estudantes da Universidade Estadual (UERR) receberam treinamento e estão ajudando no atendimento aos eleitores. No estado também está havendo atendimento itinerante nas áreas indígenas.

Pela manhã, o atendimento foi intenso em Porto Velho, capital de Rondônia. No município de Ariquemes, o atendimento chega a mil eleitores por dia, devido, também, ao recadastramento biométrico.

Em Belém (PA), além dos cartórios, os eleitores estão sendo atendidos em um shopping da cidade. Já em Minas Gerais, a procura vem aumentando desde a semana passada.

De acordo com o levantamento, em Pernambuco, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, o movimento é intenso, mas dentro da normalidade.

Regularização

Para ficar quite com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve comparecer ao cartório portando documento oficial com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. O horário de atendimento é de acordo com o funcionamento de cada cartório.

Impedimentos

Além de perder o cadastro na Justiça Eleitoral, o eleitor com o título cancelado está sujeito a diversas sanções. Por exemplo, não pode obter carteira de identidade, passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter empréstimo em instituições financeiras governamentais.

Fonte : TSE - Centro de divulgação

Imprimir Enviar esta notícia por e-mail
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
CopyLeft (c) 2002-2010 - Desenvolvido por EasyInfo Ltda