Module File for piCal Not Found! Portal do Eleitor - Notícias - TSE - TSE realiza audiência pública sobre sistema eletrônico de votação e atos prepara
Menu Principal
Início
Notícias
Histórico

Central de Machetes
Manchetes Únicas

Agenda
Seções
Quem Somos
Contas Eleitorais
Dúvidas sobre o título
Referendo 2005
Votação e Justificativa
Eleitor no exterior
Mesário
Candidatos Eleições 2006
Site dos Mesários
Remanejamento de seções

Links
Enviar
Popular
Mais votados

Enquetes
Fóruns
Contato
FAQ
Parceiros
Downloads
Populares
Mais votados

Entrar

Quem nos visita
1 visitantes presentes (1 na seção: Notícias)

Associados: 0
Anônimos: 1

mais...

TSE : TSE realiza audiência pública sobre sistema eletrônico de votação e atos prepara
Enviado por Mauricio Faria em 12/11/2015 13:49:11 (217 leituras internas)

Com o auditório praticamente vazio e pouca participação de representantes de partidos políticos e de entidades, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou na manhã desta quinta-feira (12) a terceira audiência pública sobre as resoluções que vão orientar as Eleições 2016. O tema tratado na resolução que motivou a audiência tem foco na segurança da urna, uma vez que disciplina a cerimônia de assinatura digital e fiscalização do sistema eletrônico de votação, o registro digital do voto, a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas por meio de votação paralela e os procedimentos de segurança dos dados dos sistemas eleitorais, além dos atos preparatórios para a eleição.
Relator das resoluções das Eleições 2016 e responsável por presidir a audiência pública, o ministro Gilmar Mendes enfatizou que era esperado um interesse muito maior dos partidos e instituições na apresentação de sugestões para o aprimoramento dos sistemas, justamente por se tratar de um assunto que suscitou polêmicas em relação ao questionamento do resultado das urnas na última eleição.
Ele fez essa observação ao assinalar a ausência de outros inscritos para falar na audiência pública, além do presidente do diretório municipal do PSDB em Araci, na Bahia, Fernando Mota. Em sua intervenção, o representante partidário apenas elogiou a forma como o TSE tem conduzido as eleições, de modo seguro e com agilidade na apuração.

Continuação... | 3904 bytes a mais | Comentar

TSE : Prefeita eleita de Batalha-PI tem registro aceito pelo TSE
Enviado por Mauricio Faria em 17/05/2013 11:46:48 (982 leituras internas)

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu, na sessão desta quinta-feira (16), o registro de candidatura de Teresinha de Jesus Cardoso Alves (PSB) ao cargo de prefeita do município de Batalha, ao norte do Estado do Piauí. Ela foi eleita nas eleições de outubro de 2012 com mais de 50% dos votos, mas a coligação adversária “Batalha para Todos” questionou o registro por ela não ter se afastado do cargo de assessora da Assembleia Legislativa Estadual do Piauí, o que causaria a sua inelegibilidade por falta de desincompatibilização.

Em julgamento anterior, no começo de maio, a relatora, ministra Laurita Vaz, aceitou o registro da candidata, sendo acompanhada pelo ministro Castro Meira. O voto divergente foi do ministro Henrique Neves que votou no sentido de que o recurso voltasse ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PI).

O ministro, que foi acompanhado na divergência pela ministra Cármen Lúcia, sustentou que o fato de a candidata ser servidora em Teresina não lhe retira eventual influência eleitoral no município de Batalha.

Continuação... | 1837 bytes a mais | Comentar

TSE : Movimentação nos cartórios é intensa no penúltimo dia de regularização de título
Enviado por Mauricio Faria em 24/04/2013 17:46:01 (965 leituras internas)

De acordo com levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na manhã desta quarta-feira (24), é intenso o movimento de eleitores nos cartórios de todo o País para a regularização do título de eleitor. Quem não votou nem justificou a ausência nos três últimos pleitos têm até amanhã (25) para ficar quite com a Justiça Eleitoral, caso contrário, terá o título cancelado.

Até o início desta manhã, apenas 81.538 (5,4%) dos 1.541.621 eleitores faltosos haviam regularizado a sua situação.

Estados

Na Bahia e no Mato Grosso, os Tribunais Regionais Eleitorais deslocaram servidores para atendimento nos cartórios.

Em Roraima, estudantes da Universidade Estadual (UERR) receberam treinamento e estão ajudando no atendimento aos eleitores. No estado também está havendo atendimento itinerante nas áreas indígenas.

Pela manhã, o atendimento foi intenso em Porto Velho, capital de Rondônia. No município de Ariquemes, o atendimento chega a mil eleitores por dia, devido, também, ao recadastramento biométrico.

Continuação... | 2194 bytes a mais | Comentar

TSE : Mantida ação penal contra diretor-geral do Google Brasil por desobediência...
Enviado por Mauricio Faria em 22/03/2013 17:06:27 (939 leituras internas)

Mantida ação penal contra diretor-geral do Google Brasil por desobediência a ordem eleitoral

Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negaram, na sessão desta quinta-feira (21), habeas corpus ao diretor-geral do Google Brasil Internet Ltda., Edmundo Luiz Pinto Balthazar, contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que manteve a condução coercitiva do diretor e o registro da prática de crime por ele ter desobedecido ordem judicial eleitoral. Juiz eleitoral de primeira instância determinou à empresa, em setembro último, a retirada de um vídeo do Youtube supostamente ofensivo a Romero Rodrigues, candidato do PSDB à prefeitura de Campina Grande-PB nas eleições de 2012.

O TRE da Paraíba determinou a retirada do vídeo no prazo de 24 horas, o que teria sido desrespeitado pelo diretor do Google Brasil reiteradas vezes. Edmundo Balthazar afirmou, em sua defesa, que não teve a intenção dolosa de descumprir a ordem e que a decisão do Tribunal viola a liberdade de expressão e de informação, entre outros argumentos.

Relatora do pedido de habeas corpus, a ministra Nancy Andrighi afirmou que o diretor do Google Brasil desrespeitou ordem legítima de autoridade competente da Justiça Eleitoral, que determinou a remoção de vídeo ofensivo. Informa a ministra, de acordo com os autos do processo, que a Google Brasil, representada pelo seu diretor-geral, “recusou-se reiteradamente a cumprir uma determinação judicial legítima” de retirada de vídeo cujo conteúdo representaria propaganda eleitoral irregular.

Continuação... | 2813 bytes a mais | Comentar

TSE : Encontro Nacional de Ouvidorias Eleitorais será sediado no TRE-DF
Enviado por Mauricio Faria em 15/11/2012 07:43:45 (934 leituras internas)

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) sediará, entre os dias 21 e 23 de novembro, o IV Encontro Nacional de Ouvidorias Eleitorais, organizado pela Ouvidoria do TRE-DF, em parceria com o Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral.

O evento fechado à Justiça Eleitoral, tem como objetivo promover o amplo debate entre os servidores da Justiça Eleitoral que atuam nas ouvidorias, visando a troca de experiências e o aprimoramento das atividades de atendimento aos eleitores.

Continuação... | 1010 bytes a mais | Comentar

(1) 2 3 4 ... 341 »
CopyLeft (c) 2002-2010 - Desenvolvido por EasyInfo Ltda